O mundo digital e as redes sociais têm transformado não só as formas de interação social, como também as relações consumeristas. As marcas perceberam que alguns usuários de redes sociais possuíam credibilidade e um grande poder de persuasão sob determinados grupos de pessoas.
Nesse contexto, empresas de diversos segmentos passaram a utilizar essa influência para divulgarem os seus produtos e serviços, investindo em influenciadores digitais para atuarem em campanhas publicitárias veiculadas nas principais plataformas disponíveis como YouTube, Facebook e Instagram.
Assim, o marketing digital permitiu o surgimento de uma nova categoria profissional, os influenciadores digitais. E por se tratar de uma profissão relativamente nova, além da urgência e celeridade inerente às estratégias de marketing, muitos contratos ainda são celebrados de modo verbal, sem a necessária formalização, afetando a segurança das partes.
Vale lembrar que o contrato por escrito é de extrema importância, a fim de que todos os direitos e obrigações sejam preestabelecidos de forma clara e objetiva, bem como para que todos os riscos possam ser avaliados, evitando conflitos futuros e possíveis ações judiciais.
Um contrato bem elaborado discrimina de forma pormenorizada os termos do negócio com relação ao objeto, quantidade, a data e o horário das entregas, plataforma de divulgação, prazo, forma e condições do pagamento, possibilidades de rescisão, previsões de multas, exclusividade, confidencialidade, tempo de uso de imagem, dentre outras cláusulas.
A formalização do contrato possibilita a cobrança em juízo e ainda indenização por perdas e danos, servindo como prova das obrigações estabelecidas em caso de descumprimento. Por isso é fundamental que as marcas e influenciadores digitais recorram ao suporte jurídico especializado para assegurar a perfectibilização da execução do contrato.