Materiais Especiais

“Due diligence imobiliário”: a análise jurídica no negócio imobiliário. “Due diligence imobiliário”: a análise jurídica no negócio imobiliário.

“Due diligence imobiliário”: a análise jurídica no negócio imobiliário.

“Due diligence imobiliário”: a análise jurídica no negócio imobiliário.

02/08/2022

Por Fernando Henrique Costa

A aquisição ou venda de um imóvel, muitas vezes, é o sonho idealizado durante uma vida de trabalho, outras vezes, trata-se de investimento ou de realização no setor imobiliário, o qual vem apresentando crescimento e perspectivas otimistas para o futuro.

 

Diversas são as maneiras de encontrar uma oportunidade de aquisição ou venda do imóvel, quais sejam: imobiliárias, corretores, leilões, relações familiares, amigos e tantas outras.

 

Comumente, após[F1]  a identificação do imóvel objeto da negociação, a primeira tratativa é o valor do bem e a forma de pagamento. Corriqueiramente, esses sempre foram os principais aspectos da negociação, partindo do princípio que o imóvel resta livre e desimpedido para a efetiva transmissão de propriedade.

 

Infelizmente, nem todos os riscos que envolvem um imóvel podem ser alcançados a partir de  mera análise superficial do conteúdo da sua certidão ou mesmo da documentação das partes. E por muitas vezes vemos o sonho  transformar-se em pesadelo.

 

Dessa forma, recomenda-se que se faça uma análise jurídica no negócio imobiliário, o chamado “Due diligence imobiliário”, através[F2]  de advogado especializado em Direito Imobiliário, visando a segurança jurídica às partes contratantes.

 

Essa diligência prévia, feita por profissional capacitado, consiste na análise detida de toda documentação do imóvel, das partes, certidões diversas, e que podem apresentar problemas atuais ou futuros para os titulares do imóvel ou para aqueles que pretendem tornar-se os proprietários do bem.

 

Tais adversidades ocorrem de diversas formas, pois existem débitos, por exemplo, que são originários e vinculados ao imóvel, e que podem estar ocultos durante a transação, vindo à tona no momento seguinte.

 

            Para que uma negociação tenha um desfecho positivo, muitas vezes torna-se imprescindível a identificação de um problema jurídico e de sua possível solução, quando houver. Uma vez ciente dos riscos, os envolvidos podem discutir uma eventual renegociação dos valores do contrato.  

 

Assim, com a finalidade de realizar um bom negócio imobiliário, e obter resultados significativos, é fundamental a segurança jurídica do negócio.

 

Portanto, a diligência prévia, feita por advogado especialista em Direito Imobiliário, é essencial para o sucesso da negociação e obtenção do resultado almejado.

Contato

Estamos à disposição para entender sua necessidade, priorizar seu caso
e defender seus interesses com a energia que você e sua empresa
procuram e merecem.

(11) 4324-2680
(19) 3661-5806

contato@avg.adv.br

SÃO PAULO - SP
Rua Amaro Cavalheiro, 347
28º andar, conj. 2810 - Pinheiros
CEP 05425011

ESP. SANTO DO PINHAL - SP
Rua Floriano Peixoto, 160
Centro
CEP 13990000